Disputas e fronteiras
a Formação da Identidade Cristã na Literatura Patrística
Palavras-chave:
Cristianismo primitivo, identidade cristã, patrística, judaísmo, literatura cristã antigaResumo
Este estudo analisa a construção da identidade cristã primitiva a partir da literatura patrística, considerando o cristianismo como um sistema relacional em interação com o judaísmo e o contexto helenístico-romano. A partir de uma revisão historiográfica, o trabalho problematiza o modelo tradicional de cisão abrupta entre cristianismo e judaísmo e propõe a abordagem dos "caminhos que não se separam", enfatizando a fluidez identitária nos primeiros séculos. Examina-se como autores patrísticos, como Inácio de Antioquia, Irineu de Lyon, Orígenes, João Crisóstomo e Tertuliano, participaram da definição da ortodoxia cristã e da delimitação de fronteiras religiosas, especialmente no combate às práticas judaizantes dentro das comunidades cristãs. A literatura cristã primitiva é analisada como instrumento de afirmação identitária, contribuindo para a fixação de um cânone e para a consolidação de um sistema simbólico independente. A pesquisa demonstra que a identidade cristã não se formou de maneira uniforme, mas passou por um processo dinâmico de interações, conflitos e negociações, culminando na consolidação de uma tradição religiosa autônoma na Antiguidade Tardia.
Referências
BELMAIA, Nathany. Reflexões sobre identidades fluidas na formação do cristianismo e os diálogos com o universo judaico. Revista Eletrônica Trilhas da História, v. 12, n. 24, 2023.
CROATTO, J. S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.
DE PAULA, Rafael. LUIZ, Roney. Aspectos histórico-sociais no processo de construção de identidade no cristianismo primitivo na província romana da Galácia do primeiro século da era comum. Anais Eletrônico, n. 9, p. 4-8, novembro, 2015.
INACIO DE ANTIOQUIA et al. Padres apostólicos, 3 ed. São Paulo: Paulus, 1997 (Coleção Patrística).
IZIDORO, J. L. Interação, conflitos e desafios na identidade do cristianismo primitivo. Revista Brasileira de História das Religiões, Ano I, n.. 1. Dossiê Identidades Religiosas e História, 2008.
IZIDORO, J. L. O problema da identidade no cristianismo primitivo: Interação, conflitos e desafios. Oracula, São Bernardo do Campo, 4.7, 2008.
NOGUEIRA, Paulo. O cristianismo primitivo como objeto da história cultural: delimitações, conceitos de análise e roteiros de pesquisa. Antíteses, v.8, n.16, p. 31-49, jul./dez., 2015
ORÍGENES. Contra Celso. São Paulo: Paulista, 2004. (Coleção Patrística).
SELVATICI, Monica. Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d. C. Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, n. 1, p. 23-37, 2013.
SELVATICI, Monica. Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia. Diálogos, Maringá-PR, Brasil, v. 24, n. 2, p. 325-341, mai./ago. 2020.
SILVA, G. V. Construindo fronteiras religiosas no império romano: João Crisóstomo e a polêmica com os judeus e judaizantes em Antioquia. ANPUH – XXV Simpósio Nacional De História – Fortaleza, 2009.
SOARES, Carolline. Uma nova perspectiva do judaísmo antigo e do cristianismo primitivo. Um estudo acerca das fronteiras identitárias a partir do Contra Celso, de Orígenes. Anais do VIII Encontro de História da ANPUH - Espírito Santo. História Política em debate: linguagens, conceitos, ideologias. VITÓRIA – 22010.
TERTULIANO. Apologia. Trad. José Fernandes Vidal/ Luiz Fernando Karps Pasquotto. Disponível em: www.tertullian.org/brazilian/apologia.html.
THEISSEN, Gerd. A religião dos primeiros cristãos: uma teoria do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 2009. (Coleção cultura bíblica).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Vocacionar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.